sexta-feira, 24 de maio de 2013

Organização de escritório




Você sabia que estar em um ambiente de trabalho desorganizado pode sugar seu tempo (até mais de 40%) e energia, prejudicando sua concentração, criatividade, produtividade e principalmente aumentar os níveis de stress?
Uma ordenação apropriada das coisas, o uso adequado de equipamentos a escolha correta de um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, torna-se mais eficaz suas atividades e têm papel fundamental na busca pela melhoria da qualidade de vida.
Damos aqui algumas sugestões:
01. O conforto é importante para garantir a produtividade, por isso, se atente ao comprar a cadeira que vai utilizar. Prefira as cadeiras com assento, encosto e altura reguláveis e que possuam rodízios. Antes de escolher a cadeira, verifique a altura da mesa e certifique-se que os braços da cadeira não batam no tampo.
02. Uma boa iluminação é essencial para a área de trabalho. A iluminação geral deve estar entre o computador e a cadeira, nunca atrás da mesma, para evitar o reflexo da luz na tela do computador. Luminárias de mesa com haste articulável complementam a iluminação, nesse caso, o foco deve estar direcionado para o teclado do computador ou para a área de trabalho, a uma distância aproximada de 50 cm.
03. Se você é destro deixe o telefone do lado esquerdo da mesa e mantenha um bloco de notas, a agenda e uma caneta sempre próximos ao telefone.
04. Junte todos os fios e esconda-os. Afinal, além de ficar feio, fios soltos no chão ainda dificultam a limpeza do ambiente. Dê preferência a aparelhos wireless.
05. Para organizar a mesa de trabalho, retire tudo que está sobre a mesa e coloque de volta apenas os objetos realmente utilizados no dia a dia. Acessórios de mesa como porta lápis, porta clips e porta papel de mesa ajudam a colocar ordem nos objetos que precisam estar sempre à mão.
Procure deixar no porta papel de mesa apenas os papéis que você precisará durante a semana e se acostume a arquivar o que não será mais utilizado.
Utilize a caixa arquivo como caixas de "entrada" e "saída" ou para arquivar pastas e apostilas.
06. Para arquivar os papéis e documentos importantes utilize pastas, porta arquivos de mesa, gaveteiros, caixas... Primeiro jogue no lixo o que puder ser jogado e separe os papéis em arquivos ativos e inativos. Os inativos, conhecidos também como arquivo morto, podem ser colocados em caixas dentro de pastas, separados por assunto e guardados em um armário ou estante. Aliás este item é fundamental na decoração corporativa, que atualmente segue o partido de livings. Desta forma, não é raro a decoração de escritório, ser confundida com uma sala de estar.
07. Pequenos organizadores de mesa também podem ser utilizados, caso não precise de armários. O porta pastas suspensas além de servir de arquivo.
08. Por quanto tempo devo guardar os documentos? Muitas vezes guardamos comprovantes de contas e muitos outros papéis sem necessidade, e com isso, ficamos sem espaço para guardar o que é realmente necessário. segue um guia resumido do que deve ser arquivado ou jogado:
09. Invista nos móveis de apoio como pequenas estantes e carrinhos para organizar os acessórios no escritório, preferencialmente com ferragens que lhe darão mobilidade.
10. Utilize a regra: Ao terminar de utilizar determinado objeto ou ambiente, você deve deixá-lo mais limpo e arrumado do que quando o encontrou. Infalível!

 
 

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