sábado, 2 de maio de 2015

Treinando o olhar

Hoje em dia as pessoas fotografam muito, seja com câmeras digitais amadoras, profissionais ou mesmo com celulares.

Mas se pararmos para pensar, quantas dessas milhares de fotos realmente são interessantes, diferentes? Em sua maioria são simples registros do cotidiano de cada um. Pois bem, isso é até normal, uma foto descompromissada, porém para os amantes da fotografia isso não basta, sempre queremos algo mais mesmo num momento corriqueiro utilizando um simples celular.

Para obter fotos diferentes, comece a treinar seu olhar, aqui vão algumas dicas:

- Saia da área de conforto, a linha de visão dos olhos de uma pessoa em pé é a mais óbvia possível, por isso mude esse ângulo, agache, suba num banco, erga os braços! Mude o ângulo. Tal atitude muda a perspectiva da foto dando um novo sentido a imagem.

- Enquadrar uma pessoa ou objeto no centro da cena também não acrescenta nada a fotografia, então deve-se mudar isso também, utilize a paisagem de fundo ou objetos em primeiro e segundo plano para compor a cena, você vai notar um certo desfoque num deles, portanto priorize o assunto principal focando-o primeiro e arrastando para a composição desejada.

- A iluminação talvez seja um dos principais pontos de uma boa foto, portanto merece atenção especial. Experimente colocar uma pessoa ou objeto próximo a uma janela com uma cortina fina que permita a entrada de luz difusa, o resultado é surpreendente. Pensando nisso avalie a quantidade e o tipo de luz que o ambiente proporciona, tais como luz do dia (branco), lâmpada incandescente (amarelo), fluorescente (verde), as referências citadas consideram câmeras calibradas para luz do dia que é a referência mais usada.

Pois é, como podemos perceber, um olhar diferente, bem treinado, faz toda diferença na hora de obter boas fotos. Por isso, exercite seu olhar e aumente seu ângulo de visão para ao redor da cena principal, você irá se surpreender com o resultado.

Um grande abraço e boas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário